Estamos no mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, e assim como o Outubro Rosa é o mês voltado a ações de conscientização para as mulheres, o Novembro Azul traz informações aos homens. E hoje, 17 de novembro, é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Estima-se, pela Sociedade Brasileira de Urologia, que 2% dos homens brasileiros com de mais de 45 anos, cerca de 400 mil, necessitam de diagnóstico de câncer de próstata.
A próstata é uma glândula masculina, que tem como função produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozoides.

Trata-se de um tumor maligno da próstata que pode pôr em risco a vida. É o câncer mais frequente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.

O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais. Em fases mais avançadas, os sintomas podem ser os seguintes:
- Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;
- Sangue na urina;
- Dores nos ossos.
Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
DICAS
- Se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados ou familiar com histórico de câncer de próstata, procure ajuda médica;
- Dietas com muita fruta e verduras e pouca gordura, e em homens com IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 25, diminui o risco de ocorrer o câncer de próstata;
- Pai com câncer de próstata representa o dobro de chances de apresentar câncer prostático;
- Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento;
- O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento;
- Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, toque retal e PSA sanguíneo;
- O câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas;
- A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.
O urologista é o médico especialista indicado para tratar os problemas da próstata. Não tenha vergonha e nem preconceito, sua saúde é muito importante.
Um abraço,
Dr. Aidan Ravin