O sorriso é o cartão de visitas do rosto. Muitas pessoas deixam de sorrir quando estão incomodadas com a aparência dos dentes.
Uma rotina de higiene bucal ao acordar, após as refeições e antes de dormir garante não só dentes bonitos, mas também um corpo mais saudável.
A falta de cuidados com os dentes, doença periodontal, acidentes físicos e doenças como diabetes mellitus, síndrome de Down, doença de Crohn, deficiência de glóbulos brancos e a AIDS podem levar a perda de um ou mais dentes.
Entretanto, a reposição dos dentes é possível através de prótese, dentadura ou implante dentário. Os dois primeiros casos, apesar de mais “baratos”, podem ser um incomodo na hora de se alimentar e falar, além de um desconforto social para pessoas mais jovens.
Para falar sobre esse assunto, o Dr. Marcelo Borille da Clínica Odontológica Sorridere, nos explicará como funcionam os diversos tipos de implante dentário.
Implante Dentário
É a melhor opção se você necessita repor um, alguns ou até mesmo todos os seus dentes. Usado pra substituir as raízes dos dentes naturais perdidos, e fabricados em titânio.
Instalados na maxila ou mandíbula, podem receber a maior variedade de próteses sobre eles proporcionando a recuperação da função mastigatória e a beleza do seu sorriso.
A Clínica Odontológica Sorridere tem opções de implante dentário com próteses fixas ou móveis, que terão a estabilidade necessária para o seu conforto e segurança.
Implante ósseo integrado
Instalados no osso maxilar cirurgicamente necessitam de um tempo de ósseo integração que é cerca de 3-4 meses na mandíbula e de 4-6 na maxila.
Passado esse tempo é feita uma pequena cirurgia onde é removido o parafuso de cobertura (protege a rosca interna do implante) e instalado o cicatrizador (faz a ligação do implante com o meio bucal).
Passamos então para a fase protética do implante onde será realizada uma moldagem para confecção e instalação de um ou vários dentes artificiais.
Prótese fixa | Protocolo

Também conhecida por Protocolo Bränemark, a prótese tipo protocolo sobre implantes é uma prótese total fixada sobre 4-8 implantes dentários que não é removida pelo paciente.
Recuperando estética e função maravilhosamente bem é uma excelente escolha para os pacientes que desejam se livrar das dentaduras.
Esse tipo de prótese pode ser confeccionada em acrílico ou porcelana e o paciente tem seu poder de mastigação recuperado em 85%, muito superior aos 20% com as dentaduras tradicionais.
Prótese Móvel | Sobredentadura

Também conhecida como overdenture consiste em uma dentadura (prótese total) fixada por meio de dispositivos de encaixe que são instalados sobre os implantes para resolver o problema de retenção (prótese mais firme – maior segurança e conforto).
O paciente pode colocar ou tirar a prótese sempre que necessário fazer a higiene que se torna mais fácil. Possui um custo menor que a prótese fixa pois necessita menos implantes dentais 2-4 em média, e é feita de acrílico.
Cirurgia Guiada | Sem Corte

Consiste em uma técnica cirúrgica sem incisões com lâminas (flapless) para colocação dos implantes dentários.
Todo o processo da cirurgia guiada é realizado por meio de instrumentos rotatórios através de um guia cirúrgico.
Esse guia é construído em empresas de prototipagem que utilizam os dados provenientes da tomografia digital e de programas específicos onde o implantodontista realiza a colocação virtual dos implantes. O tempo cirúrgico e o melhor pós operatório são as suas principais vantagens e a maior desvantagem está no custo.
Carga Imediata | Função Imediata

A carga imediata ou função imediata é possível de ser executada quando a qualidade e quantidade óssea são suficientes para a estabilização e travamento do implante dentário.
Isso permite a imediata instalação de um dente provisório funcional sobre o implante.
Após o tempo de ósseo integração se completar será confeccionada a prótese dentária definitiva de porcelana.
Implante ortodôntico

Os implantes ortodônticos são capazes de fornecer um apoio estático e rígido para a ancoragem das forças ortodônticas sem se deslocarem.
Possibilitando o tratamento de má oclusões graves em que os dentes não são suficientes em qualidade ou quantidade.
Tornam os tratamentos mais rápidos e podem em alguns casos substituírem os aparelhos extras.
Mini Implantes dentários

Os Mini Implantes dentários tratam-se de implantes dentários que tem a função de segurar ou melhor fixar as overdentures ou sobredentaduras.
Neste rápido procedimento, parafusos de titânio de pequeno diâmetro e com esfera retentora na ponta são colocados na mandíbula, geralmente com anestesia local e que permite a colocação em funcionamento de sua própria dentadura no mesmo ato da colocação dos implantes.
Os desconfortos após a colocação geralmente são pequenos e qualquer dor é aliviada com analgésicos. O mini implante dentário surgiu como uma alternativa atraente de substituir os implantes tradicionais em casos de pacientes que não podem suportar o procedimento cirúrgico ocasionado por implantes tradicionais.
SLActive

Inovação tecnológica de química de superfície tornando o implante dental ativo e hidrofílico o que acelera a ósseo integração.
A maior área de superfície acessível de contato e absorção direta de proteínas promove a formação óssea mais precoce possível.
Otimiza a estabilidade do implante no período mais crítico da integração que é entre a semana 2 e 4.
All-on-4

O All-on-4 é responsável por mudanças drásticas no sorriso através de uma técnica cirúrgica dentária que permite a colocação de quatro implantes, com próteses fixas, na região anterior dos maxilares.
Este procedimento é muito utilizado na reabilitação de pacientes desdentados, possibilitando a colocação de dentes imediatamente após a cirurgia.
Os 4 implantes eixo são feitos nos maxilares que possuem maior densidade óssea, por isso apresentam a maior taxa de sucesso nestes casos, justificado pela frequente perda óssea acompanhada da perda dos dentes.
Este tipo de implante nem sempre necessita de enxerto ósseo. O procedimento consiste na fixação de uma prótese totalmente personalizada, também chamada de ponte, fixadas em apenas 4 implantes de titânio.
Neste caso os implantes funcionam como “pilares” que irão fixar as próteses (pontes).
Implante Zigomático

Os implantes zigomáticos são ancorados no osso zigomático e na maxila em pacientes com severa perda óssea que não querem ou não podem se submeter ao enxerto ósseo.
Normalmente a técnica pode ser associada a cirurgia guiada, mas atualmente vem perdendo espaço para os implantes curtos e estreitos pelo melhor posicionamento facilitando a confecção da prótese dentária.
Dicas do expert – Doutor Sorridere
- O fumo pode colocar em risco a longevidade dos implantes dentários.- Se alguma prótese sobre implantes dentários apresentar mobilidade, procure o dentista para reaperto ou substituição do parafuso.
- Se fez tratamento com implantes dentários e tem o hábito de ranger os dentes, use placa de bruxismo.
- Com higiene adequada e o comparecimento às consultas periódicas você manterá seus implantes dentários estáveis e saudáveis por muitos e muitos anos.