Olá meus queridos Curvilíneos,
Hoje estive na ALESP, para dar uma entrevista para o programa Saúde e Vida. A apresentadora linda e super simpática é a Ana Kalyne, que eu só conhecia de vista por ter cruzado com ela nos corredores da Casa.
O programa é em formato de debate, e conta com especialistas em saúde e medicina, além da participação do telespectador através de perguntas encaminhadas por fax ou e-mail.
Estavam presentes também a psicóloga clínica e bariátrica Andrea Levy Sprengel, a endocrinologista e metabologista Maria Antonieta Dargham e a Deputada Célia Leão.
“A psicóloga Andrea Levy trabalha há vários anos com orientação psicológica a pacientes que estão para se submeter à cirurgia da obesidade e também com o acompanhamento pós-cirúrgico. E Andrea trabalha não só com aconselhamento profissional de quem estudou o assunto, mas também de quem já passou pela situação. A psicóloga, de 1,75m, já foi obesa mórbida e chegou a pesar 142kg. Em 1999 ela passou pela cirurgia e hoje, 63kg a menos, também usa da experiência pessoal para ajudar outras pessoas a enfrentar o problema.”
Falamos sobre as causas da obesidade, a importância de acompanhamento de profissionais especializados, o preconceito que os obesos sofrem, políticas públicas que atendam esse público, as dietas da moda e muitas outras coisas. Ana Kalyne trouxe números alarmantes sobre o número de mortes por conta da obesidade e os perigos da cirurgia feita por profissionais sem experiência. Pude contar um pouco da minha história e do trabalho com o blog Curvilíneos.
É muito importante que esse assunto seja amplamente debatido, que as pessoas entrem em contato com as dificuldades que temos seja no acesso aos serviços, seja no tratamento, seja na manutenção do peso. Enfim, só com a conscientização e com o engajamento poderemos viver essa mudança.
Foi um bate-papo muito descontraído e vai ao ar daqui 4 semanas. Assim que eu tiver o link do YouTube, compartilho com vocês aqui.